quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Um... Dois... Três

UM
no final do ano passado, foi publicado um trabalho muito interessante da equipe do DOP. Uma revisão muito boa de várias fontes de informação que de alguma forma nos iformam acerca das interacções dos cetáceos nas pescas dos Açores. A equipe insular sempre à frente! =)
** Silva et al. 2010. A review of interactions between cetaceans and fisheries in the Azores. Aquatic Conservation: Marine and Freshwater Ecosystems 21(1): 17-27.


DOIS
foi também publicado em Outubro um trabalho da equipe do Sado, sobre a monitorização de explosões subaquáticas no habitat dos golfinhos aí residentes É bom ver que se começa a fazer este tipo de monitorização, e é de ficar atento a estas iniciativas, para que se construam em Portugal, planos efectivos de mitigação às actividades atropogénicas no meio aquático!
** dos Santos et al., 2010. Monitoring underwater explosions in the habitat of resident bottlenose dolphins. J. Acoust. Soc. Am. 128 (6): 3805–3808. **

TRÊS
e como não há duas sem três, aqui vai mais um trabalho publicado recentemente, e ainda disponível online! o Rui fala-nos do Programa de Telemetria por Satélite de Grandes Baleias da Univ. Açores, onde se pretende obter informação sobre o papel que os Açores desempenham na ecologia de três das espécies de rorquais que normalmente frequentam as suas águas, assim como e desvendar quais os processos que influenciam os seus movimentos.
** http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=4&cid=29184&bl=1 **

Boas leituras =)

Sem comentários:

Enviar um comentário